Como encontrar tempo para estudar espanhol

Aprender espanhol tem se tornado cada vez mais necessário no mundo globalizado de hoje, principalmente com as relações comerciais entre empresas brasileiras e países da América do Sul se estreitando a olho nu. Neste artigo vou te mostrar como encontrar tempo para poder aprender espanhol, mesmo se você for uma pessoa ocupada.

Recebo com muita frequência pedidos de aulas de espanhol de pessoas preocupadas com sua colocação profissional, porque a empresa onde trabalham passou a exigir que seus empregados aprendam espanhol o mais rápido possível.

Porém, para aprender espanhol ou qualquer outra língua estrangeira é preciso prática e persistência, e é justamente aí que muitas pessoas acabam travando antes mesmo de começar.  Afinal quem tem tempo sobrando hoje em dia, com tantos afazeres, com o trabalho, a faculdade, a família, o descanso, os amigos, e tantas outras coisas?

Se você é uma dessas pessoas que desejam aprender a língua, mas não tem tempo para estudar, continue a leitura até o final e confira estas dicas que poderão ajudá-lo a aproveitar melhor o seu tempo.

Priorize a sua agenda

Em nossas atividades diárias podermos dividir nossas tarefas em duas classificações: as obrigatórias e as não obrigatórias. Por exemplo: ir trabalhar todos os dias é uma atividade obrigatória, ou seja, você não pode escolher não ir trabalhar simplesmente para ficar em casa fazendo outras coisas. Você não vai ligar para o seu chefe e dizer: “Hoje eu não posso trabalhar porque preciso estudar espanhol”. O mesmo acontece com quem está cursando uma faculdade. A faculdade é uma tarefa obrigatória. Assim como tomar banho diariamente, ir ao supermercado, almoçar e jantar, buscar os filhos na escola etc.

Por outro lado, as atividades não obrigatórias são aquelas que podemos prescindir, como por exemplo: ver televisão, ler um livro por lazer, jogar videogame, sair para ir ao cinema etc.

O que nós precisamos ter em mente é que com relação às atividades obrigatórias não há o que ser feito. Portanto, precisamos aprender a administrar melhor as atividades não obrigatórias para que possamos criar mais tempo para o espanhol.

A maioria das pessoas acredita que para estudar um idioma é necessário se dedicar horas a fio diariamente. E isso não poderia estar mais longe da verdade. Para aprender uma língua estrangeira são necessários nada mais que 30 minutos por dia (claro que se você dispuser de um pouco mais de tempo melhor).

Portanto, sabendo administrar nossas atividades não obrigatórias conseguimos obter facilmente o tempo necessário para o nosso estudo diário. Quinze minutos a menos assistindo televisão e quinze minutos a menos jogando videogame não vai matar ninguém.

Aproveite as atividades obrigatórias para estudar espanhol

Já aprendemos que não podemos fazer nada a respeito das nossas tarefas obrigatórias diárias, então que tal aproveitar esses momentos para se dedicar um pouco ao estudo? No caminho de casa para o trabalho, se você vai trabalhar de ônibus, ao invés de ficar navegando nas redes sociais, aproveite para ler em espanhol. Ou então comece a pensar em espanhol. Formule algumas frases, olhe para as pessoas ao seu redor e tente pensar como elas estão vestidas em espanhol. Como são as expressões delas? O que elas estão fazendo?

Olhe para fora e descreva o que vê. Descreva a fachada das lojas, o trânsito, leia as placas dos veículos para treinar números ou o endereço dos estabelecimentos nas ruas. E não importa se a sua frase está gramaticalmente correta ou não, se você se lembra como se diz os estados de ânimo ou o nome das roupas em espanhol. O simples fato de pensar na língua já vai fazer toda a diferença.

O mesmo vale para quando você estiver esperando o elevador do escritório, por exemplo. Ou na fila da lotérica. Ou do supermercado. Carregue um bloco de papel com você e anote as expressões que você tem dúvida ou as palavras que você não sabe. Esqueceu como se diz aquela preposição? Não tem problema. Escreva no papel e depois pesquise quando chegar em casa.

Você tem o costume de ouvir músicas?

Se você tem o costume de ouvir música no caminho para o trabalho, baixe alguns podcasts no celular para ir ouvindo dentro do ônibus. Ou se você vai para o trabalho de carro, coloque para ouvir no aparelho do automóvel (cuidado para não se distrair no trânsito!). Escute mais de uma vez. Anote as palavras que você não sabe para consultar depois.

Se você costuma almoçar em um restaurante, aproveite esse momento também para praticar. Utilize um dicionário para começar a aprender novos vocabulários. Descreva a comida do buffet, o sabor que elas têm, o nome das bebidas. Observe o ambiente. Descreva as pessoas mentalmente. Continue anotando suas dúvidas no caderninho. Leia o valor da conta em espanhol. Vai pagar com cartão? Como se diz “cartão” em espanhol? E assim por diante.

Vai fazer compras? O supermercado costuma ser um prato cheio para praticar. Faça a sua lista de compras em espanhol. Ao observar uma fruta, procure lembrar o nome dela em espanhol. Aproveite para recordar que muitas frutas têm nomes diferentes em espanhol, dependendo do país.

Durante o banho, comece a descrever a sensação da água quente caindo em seu corpo, o perfume do sabonete, o que você está sentindo. Comece a pensar em espanhol. Converse com você mesmo como se estivesse conversando com um amigo. Você pode também imitar o diálogo que viu em algum filme, como se fosse o ator ensaiando para aquela cena. E não se preocupe se tem medo de que sua família pense que você está ficando louco, você pode fazer tudo isso mentalmente mesmo.

Hoje é dia de faxina em casa? Não tem problema: faça uma seleção musical em espanhol e varra o chão ao som de um tango de Carlos Gardel, ou uma cumbia de Los Ángeles Azules ou um rock de No te Va a Gustar.

O tempo não vai parar para que você possa se dedicar ao seu aprendizado de espanhol. Portanto, aprenda a incorporar a língua nas suas atividades do dia a dia. Não deixe a oportunidade de falar espanhol passar porque você não tem tempo. A realidade é que ninguém tem. Mas ao administrar melhor suas atividades não obrigatórias, e incorporando o espanhol no seu cotidiano enquanto executa suas atividades obrigatórias, você estará dando um passo enorme em direção ao seu objetivo.

Conclusão

Ter uma vida atribulada sem tempo para nada não é uma exclusividade sua, e nem deve servir de desculpa para não aprender espanhol. Pense sempre nas vantagens pessoais e profissionais que saber espanhol poderá lhe proporcionar. Pare de tentar justificar a sua falta de tempo, porque essa é uma realidade para a maioria de nós. Ao invés de reclamar o tempo todo de como o seu dia é ocupado, procure otimizar as suas atividades obrigatórias para poder aprender espanhol. E bons estudos!

Gostou deste texto? Compartilhe com alguém para difundir conhecimento!
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Email
WhatsApp
Talvez você também se interesse:
face-expression-emotional-people-concept-min
Gabriela Bordón

Como diminuir sua ansiedade ao falar espanhol

Você já deve ter passado por uma situação semelhante a esta: você se matricula num curso de espanhol, estuda, toma aulas, se prepara, e quando chega a hora de usar o idioma e colocar os seus conhecimentos em prática, acaba travando. Dá um branco e você…

Continue lendo
foto 14.05-min
Gabriela Bordón

Dicas para ler em espanhol

Aprender uma língua estrangeira exige muita prática, e a leitura, sem sombra de dúvidas, é uma excelente ferramenta de aprendizado.

Neste artigo vou te mostrar 8 dicas e estratégias eficientes para que você…

Continue lendo